Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog! Faça, deste espaço, um ambiente de estudo e reflexão! Boa leitura! || "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O ROMANCE DA GERAÇÃO DE 30

Essa fase caracteriza-se pela denúncia social em que as relações eu/mundo atingem elevado grau de tensão. A literatura de caráter mais construtivo e maduro, aproveitando as conquistas da geração de 22 e sua prosa inovadora.
No período busca-se o homem brasileiro; o regionalismo ganha uma importância até então não alcançada na literatura brasileira, levando ao extremo as relações do personagem com o meio natural e social.
Como exemplo disso temos o livro O Quinze, de Rachel de Queiroz. Nessa obra é retratada a questão do retirante nordestino, em que grandes proprietários de terras e pobres trabalhadores são igualmente abatidos pelo inimigo comum: a seca.

“Quando Chico Bento e sua família saem do Logradouro em direção à capital, talvez jamais imaginou que fossem tragados pela seca ao ponto de perder sua conduta moral, aqui ele ouvindo estas palavras do dono da cabrita por ele abatida, percebe-se um pobre diabo vencido pelo espaço, sem forças para ir avante, diferente do Chico). A Cordulina gorda de antes, agora diante dos seus olhos definhada, tiza, sem forças.”

Observe o quadro de Portinari, Retirantes.



4 comentários:

  1. A poesia vem com o vento. A poesia nos uniu, nos trouxe para o mesmo lugar e nos mantem felizes. E é pra sempre, viu?! Independentemente de juntos ou não presencialmente, ocupando um espaço físico, o ciberespaço nos permite estarmos assim, PERTINENTEMENTE próximos!
    Quero passar, pelo menos, mais um milhão de anos com todas vocês!
    AMO DEMAIS! <3

    ResponderExcluir
  2. A intertextualidade entre obras de meios diferentes é uma coisa maravilhosa que gera interação entre apreciadores de artes diversas e vocês promovem isso com mestria. Gostei muito do trabalho que vocês têm demonstrado nesse blog. Seria muito legal se vocês o mantivessem ativo após o fim do curso. Parabéns e continuem assim.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, chicos! O blog de vocês está muitíssimo interessante, cheio de assuntos relevantes à Educação, Cultura e Formação do cidadão enquanto ser crítico e pesquisador. Continuem com o lindo trabalho! Beijos, Paula.

    ResponderExcluir